Comunicado aos clubes do Distrito 4590

Tendo em vista a divulgação em rede social (Facebook) de assuntos rotários e sem o cuidado necessário, provocando exposição negativa do Rotary International, em especial do Distrito 4590, vimo-nos na obrigação de esclarecer a quem possa interessar.

No dia 18/10/2018 a Governadora 2015-16 Roberta Lopes de Moraes em texto dirigido ao Governador 2018-19 e ao Colégio de Governadores do Distrito 4590 questiona sobre não ter sido convidada para participar de reunião do referido Colégio, que seria realizada no dia 20, na sede dos Patrulheiros de Campinas.

Infelizmente a maioria dos associados do Distrito desconhece a real situação rotária da Governadora Roberta. É preciso lembrar que a Governadora teve as contas de seu ano rotário reprovadas pelos clubes em Assembleia da Associação dos Clubes realizada em 2017, durante a Conferência Distrital. Em casos como esse, o RI determina que o Governador fique impedido de representar e participar de qualquer atividade do Rotary International, da Fundação Rotária e do Distrito, em qualquer situação, até que resolva a pendência financeira.  Tal situação não foi amplamente divulgada no âmbito do Distrito por própria recomendação do RIBO para evitar constrangimentos e desconforto entre os associados. Em virtude dessa situação de “silêncio” por parte do Distrito, a Governadora continuou a agir como se tal sanção não existisse. E agora, de forma antiética vem a público em rede social, sem medir consequências.

Ela não foi convidada a participar da reunião do Colégio de Governadores por decisão unânime de seus integrantes face a sanção imposta por RI, visto que a reunião do Colégio trata de assuntos do Distrito.

Não bastasse isso, é preciso que os associados saibam que a Governadora entrou com Ação Judicial contra a Associação dos Rotary Clubs do Distrito 4590, fato esse que também contraria as normas de RI.

A situação rotária da Governadora Roberta só se reverterá quando a mesma sanar as pendências financeiras apontadas pelo Conselho Fiscal do Distrito e acatadas pelos clubes em Assembleia.

Lamentamos ter que vir a público para tratar de tais assuntos que expõem de forma negativa a nossa organização, mas é necessário.

Pirassununga, 20 de outubro de 2018.

Euze Reginaldo Denófrio

Governador 2018-19 – Distrito 4590.

OBS: Com apoio unânime dos componentes do Colégio de Governadores do Distrito 4590