Deveres dos Sócios

Dever, palavra muitas vezes milagrosa. Dizem os entendidos que, uma das razões da superioridade das forças de Napoleão, era justamente o fato de que cada um de seus componentes sabia cumprir rigorosamente o seu dever.

No Brasil, devemos também uma de nossas grandes vitórias ao cumprimento do que se esperava, quando Caxias, na véspera da batalha, disse aos companheiros: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”.

Diz-se com frequência hoje em dia, que quando se fala em mãe, cada um pensa na sua, e quando se fala em dever, cada um pensa no do outro e não no seu.

Quantas vezes somos os primeiros a reclamar quando alguém não cumpre o seu dever, mas somos os últimos a nos desculpar quando deixamos de cumprir o nosso! …

Nós rotarianos, somos, sem dúvida voluntários que pertencemos a UM CLUBE DE SERVIÇOS, e como tal o nosso primeiro dever deve ser aquele de cumprir prontamente com a nossa responsabilidade. Em outras palavras: quando se fala em dever, cada rotariano deve pensar no seu.

Deveres dos Rotarianos:

1. Conhecer o Rotary, pois só se gosta daquilo que se conhece.
  2. Comparecer regularmente as reuniões; só assim você vai conhecer melhor seus companheiros e sentir o fortalecimento do companheirismo.
  3. Participar – Comparecer somente não é o suficiente – o importante é participar. Você entra no Rotary não como passageiro, mas para completar uma tripulação.
  4. Dar sugestões e criticar construtivamente – cem olhos têm visão mais profunda que dez ou vinte.
  5. Realizar qualquer missão – No Rotary não há só tarefas grandes para pessoas excepcionais – toda tarefa, por pequena que seja, tem sua grandeza pelo toque de amor com que você executa.
  6. Não se omitir – Jamais diga: não tenho tempo – Os mais ocupados são os que dividem bem o tempo. Se não tivermos tempo para amar como poderemos nos doar?
  7. Fazer prevalecer sempre a primeira pessoa do plural – Dizer sempre NÓS.
  8. Manter viva a filosofia do Rotary – Assim TODO ROTARY CLUB será sempre uma ilha de ternura, companheirismo e solidariedade humana.
  9. Nos projetos do Rotary, não basta doar tempo, mas também colaborar com algum recurso, ainda que seja uma quantia simbólica.
  10. Ser consciente e comprometido, dedicado e idealista.