O Desafio de Ser Rotariano

Se quisermos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.
Mahatma Gandhi

Quando optamos pelo ROTARY nossa escolha voluntária implicou em comprometimento: “O grande poder do ser humano está, na sua capacidade de tomar decisões. ” Cada decisão que tomamos nos permite modificar o presente com os olhos voltados para o futuro. Escolher ROTARY significou comprometer-se com a prestação de serviços voluntários.

Temos o privilégio de pertencer a esta organização centenária, que nos acolheu e nos oferece condições de podermos mudar, não só a nossa comunidade, mas até o mundo. Para isto, porém, precisamos demonstrar o nosso envolvimento com os ideais rotários sendo os primeiros a cumprir prontamente com os nossos deveres.

Para ser bom rotariano não basta apenas cumprir estas três ordenações:

1. Pagar em dia as mensalidades,
  2. Frequentar as reuniões e
  3. Guiar-se, na profissão, e na vida pessoal, pelos mais elevados princípios éticos.

Existe ainda uma quarta que é talvez a mais importante de todas:

1. A PARTICIPAÇÃO.

O verdadeiro rotariano tem a obrigação de participar das atividades do Clube. Não pode ficar de braços cruzados, vendo os companheiros trabalharem. Isto é imperdoável.

No ROTARY não há só tarefas grandes para pessoas excepcionais: toda tarefa, por pequena que seja, tem sua grandeza pelo toque de amor com que você executa. Não devemos nos omitir. Que as nossas atividades diárias, não sejam desculpa porque os mais ocupados são os que dividem melhor o tempo. Se não tivermos tempo para amar como poderemos nos doar?

Somos parte integrante do clube, e o fracasso ou o sucesso de um projeto depende única e exclusivamente da nossa participação. Devemos manter viva a filosofia do ROTARY, pois só assim nosso clube será uma ilha de ternura, companheirismo e solidariedade humana. Temos que ser conscientes, comprometidos, assumidos, dedicados e idealistas.

Companheiros vamos fazer juntos a nova história do nosso ROTARY Club.

Temos que pensar grande, ousar, buscar a criatividade construtiva. Temos que deixar que se aflorem os nossos melhores sentimentos quando nos encontramos sob o manto rotário.

Estamos aqui para fazer o bem ao próximo, para melhorarmos como pessoas.

Vamos nos orgulhar mais de nossa organização, esquecendo as vaidades, os melindres e tantos outros sentimentos que só atrapalham o nosso trabalho rotário.

O rotariano que faz a diferença não desiste nunca. Quando a batalha é maior do que ele, este rotariano se redireciona e concentra suas forças em um meio de reverter a situação.

Temos que estar comprometidos com o nosso ideal rotário, abrindo os nossos corações para servir e procurando sermos melhores em tudo!